Início » Soluções » Segurança da Informação » Recursos Avançados de VPN

Recursos Avançados de VPN

VPN “Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual, como o nome já diz, é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, normalmente a Internet.
Conexões com a Internet podem ter um custo mais baixo que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes. Essa é a razão pela qual as empresas cada vez mais utilizam a infra-estrutura da Internet para conectar à rede privada.
Porém, a Internet trata-se de uma ótima solução em termos de custos, mas não em termos de privacidade. Por ser uma rede pública, onde os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento, a questão da segurança e da confidencialidade das informações poderia deixar a desejar se não fosse o uso da Criptografia. Os túneis virtuais habilitam o tráfego de dados criptografados pela Internet e esses dispositivos, são capazes de entender os dados criptografados formando uma rede virtual segura sobre a rede Internet.
Toda empresa disposta a gerenciar VPN devem ser capaz de garantir a privacidade, integridade, autenticidade dos dados de seus clientes.
Descubra como os serviços da Método System para soluções de VPN podem muito ajudá-lo na tomada de suas decisões e implantação de recursos para as necessidades de seus negócios.
Fonte: http://www.portalchapeco.com.br/jackson/vpn.htm

Acesso Remoto

A demanda por acesso remoto cresce a cada dia, devido a fatores como novos negócios, relacionamentos e tendências tecnológicas. Funcionários com horários de trabalho flexíveis ao da empresa, empresas com iniciativas para melhorar a produtividade e reduzir os custos, além de tecnologias emergentes necessitam de acessos e soluções para trabalhar de forma remota.
Para as empresas conectarem seus sites remotos, a única solução que havia disponível no mercado era através de links dedicados. Esta era uma opção viável apenas para as maiores empresas com significativos recursos financeiros e habilidade técnica. E Por que isso? A grande maioria das pequenas e médias empresas que pretendiam conectar escritórios remotos e usuários tinha de lidar com opções limitadas de banda, segurança ineficiente e difíceis exigências técnicas.
Hoje, duas principais tecnologias estão convergindo para permitir boa relação custo-benefício, segura e com base na Internet. A Primeira delas é a rápida proliferação de tecnologias de acesso à Internet de banda larga a custos acessíveis, incluindo ADSL, cabo e Wirelless.
A Segunda é o aparecimento de padrões e normas para redes virtuais privadas (VPN) que permitem que as pequenas e médias organizações transfiram dados privados de modo seguro, através da Internet. Juntas, essas duas tecnologias permitem que as pequenas e médias organizações reduzam custos e ganhem vantagem competitiva.

Criando locais de trabalho remoto

Tradicionalmente, o acesso remoto a serviços são caros e lentos, realizados através de linhas dedicadas ou bancos de modem e linhas telefônicas, pagando assim altos encargos a empresas de telecomunicações para fornecer a infraestrutura necessária à operação. Os custos são proibitivos para que pequenas e médias empresas utilizem links dedicados, forçando este grupo de negócios a utilizarem canais lentos ou conexões dial-up para acesso remoto. Mesmo esta opção era cara e complexa de implantar.

No modelo antigo de acesso remoto, links diretos são construídos entre os sites remos e a rede corporativa utilizando linhas dedicadas caras ou conexões dial-up.
Com o aperfeiçoamento do acesso banda larga e redes VPN, pequenas e médias organizações podem driblar o complexo e caro processo das soluções de acesso remoto.
Uma VPN provém acesso remoto via padrões de conexão via internet. Com a tecnologia atual de redes privadas e conexões banda larga, companhias de qualquer tamanho podem usar a internet de forma segura para estender a cobertura de seus recursos de rede.
Com a disponibilidade de acessos à internet e à tecnologia VPN, o acesso remoto é gerenciado através da mesma conexão utilizada pelo serviço de internet.
Implementar uma VPN para acesso remoto cria novos meios de acesso para realização de tarefas, incluindo:
– Disponibilizar informações atualizadas para os colaboradores, permitindo a eles tomar as decisões munidos de mais informações e compartilhar dados de forma fácil e segura com outros colaboradores.
– Redução de custos com links, utilizando o mesmo acesso a internet.
– Extensão dos ambientes de trabalho além das paredes do escritório central, aumentando a produtividade e a flexibilidade de trabalho para os colaboradores.
– Prover aos colaboradores uma agenda flexível de trabalho, aumentando à disponibilidade de horário de acesso as informações de forma segura.
– Aumentar a vantagem competitiva criando links de proximidade com clientes, fornecedores e colaboradores.
– Criação de uma política centralizada e segura de acesso às informações compartilhadas.
Uma rede virtual privada provém infraestrutura necessária para suportar a transmissão segura de dados através da internet. Uma rede virtual é chamada assim porque não utiliza meios físicos para enviar os dados através da internet. O diferencial de uma VPN é que os links de comunicação podem ser refeitos de forma segura, rápida, fácil e barata através do mundo.
Uma VPN cria meios de comunicação entre locais geograficamente distribuídos. Uma rede virtual privada utiliza túneis entre dois gateways para proteger dados privados enquanto eles trafegam através da internet. Tunelamento é o processo de encapsulamento e criptografia de pacotes de dados que os torna ilegíveis enquanto trafegam através da internet. Uma VPN protege todos os dados independentemente da aplicação da qual fazem parte.
Um túnel estabelece uma conexão segura entre dois sites através da internet.
Uma VPN pode ser utilizada para suportar diferentes tipos de conexão, incluindo:
– Client-to-LAN: uma VPN conecta usuários móveis utilizando conexões dial-up. Um túnel único é usado para cada cliente de VPN.
– LAN-to-LAN: Duas redes locais podem ser conectadas através de um único túnel de VPN que protege todos os dados trafegados entre as duas redes. A maioria das redes utiliza esta opção.
Intranets: Escritórios e usuários remotos podem acessar dados da rede interna de forma segura e controlada através de uma VPN.
Extranets: A VPN permite acesso seguro à rede de informações para vendedores, fornecedores e consumidores.
Benefícios da Solução:

  • Integração virtualmente com qualquer firewall;
  • Permite às empresas aumentar os recursos de rede disponíveis sem custos adicionais de hardware;
  • Conectividade de cliente independente.
  • Acaba com a necessidade de um pré-instalado ou pesado software de cliente VPN, livrando os administradores da tediosa e custosa tarefa de instalar e atualizar clientes nos computadores dos clientes.
  • Acessos independentes e irrestritos de clientes
  • Diferentemente de outras tecnologias que utilizam o licenciamento por túnel os custos associados ao desenvolvimento de uma larga solução de acesso são altamente reduzidos.
  • Tecnologia Netextender
  • Provém acesso extra a recursos, serviços e aplicações adicionais através da rede corporativa.
  • Política de controle de configuração granular
  • Assistente Virtual
  • Portal Personalizado
  • Segurança ESL
  • Autenticação Tokenless
  • Ajuda Online