Início » Soluções » Comunicações » Redes Convergentes

Redes Convergentes

As Redes Convergentes são uma tendência no Mercado.
Quando não havia Rede Convergente no Mercado, a rede de voz das empresas, usava uma tecnologia (analógica), a rede de dados outra tecnologia (digital) e a rede de imagem usava uma terceira (analógica).
Dessa forma, as empresas operavam com várias redes ao mesmo tempo e suas variantes. Essa foi a Era do fio.
Atualmente a rede convergente opera por meio da tecnologia IP. Voz, dados, imagens, sensores, etc. E assim, tudo converge para uma rede física só usando um protocolo básico/transporte igual.

Vantagens de Redes Convergentes?
– Através de uma rede única e integrada de TI é possível integrar por meio de um sistema de cabos estruturados, um grande número de aplicações de automações e serviços de uma construção.
– O uso de uma rede única e integrada substitui a utilização de um grande número de redes separadas ou aplicações para cada um dos sistemas.
– O uso de uma rede única tem aumentado o número de stakeholders conscientes dos benefícios de contar com uma rede convergente para todos os serviços técnicos tradicionais. Consequentemente, a demanda por profissionais que busquem aplicar seu conhecimento com este conceito em mente também irá aumentar.
– Quem opta por uma rede convergente contribui para a preservação da natureza. Como é necessário menos cabeamento em uma rede convergente do que em uma instalação de redes independentes, a quantidade de material usado e de lixo gerado é menor, o que reduz o impacto imediato no meio ambiente. O compromisso que há atualmente com a consciência verde leva a empresa que opta por redes convergentes, a uma política mais ética em relação ao gerenciamento responsável e à sustentabilidade.